10/01/2011

O crochê na decoração

Acho que já falei por aqui que aprendi fazer crochê com a minha avó, acho que tinha uns 7 anos. Ela amava fazer crochê, passava a maior parte do seu tempo cuidando do seu jardim e fazendo inúmeras peças com essa arte. Das mãos dela sairam muitas colchas, toalhinhas e peças de decoração, como buquet de flores, cestinhas, etc... Ela não tinha nenhuma fonte de inspiração, tudo saia da sua cabeça, e para a época ela criava coisas bem diferentes e que hoje eu vejo circulando por aí e que faz parte das idéias mais inovadoras e criativas do artesanato e da decoração Contemporânea. Dando uma navegada pela net deparei-me com algumas coisas que me remeteu a infância:

Flôres que encontrei aqui: a dona do blog é do Colorado (EUA) e também vende suas artes no etsy


São bem parecidos com o que a Vó Marquina  produzia lá pelos anos 70.



O crochê andava meio esquecido e só aparecia com mais frequência nos biquinhos dos famosos guardanapos de cozinha e hoje podemos ver o uso dele em inúmeros trabalhos como acessórios, bolsas, roupas, decoração e grafts em geral, aplicados de forma moderna, original e criativa.


Fonte:  Lola Nova

Este tem até tutorial ensinando como fazer esses delicados quadrinhos.


A Michele Matos (Samariquinha) faz almofadas lindas utilizando os modelitos das toalhinhas de crochê:




Neste blog também tem trabalhinhos lindos como o da foto abaixo, utilizando toalhinhas:



Neste blog a declicadeza é o ponto forte nas aplicações com crochê:




Bem espero que gostem do meu post nostalgia, cheio de saudades de tempos que não voltam mais. Herdei da minha avó o gosto por essa arte. Só não pratico mais por extrema falta de tempo.


3 Cometários:

Adelaide disse...

Adorei esse post! Sabe aqui em casa eu e minha mãe temos um combinado, sobrou fio, faz uma florzinha de croche, assim quando possivel a gente coloca para complmentar algum trabalho. E você me deu várias idéias.
Abraços

Sol Ribeiro disse...

Que bom Adelaide que o post te inspirou. Eu tb quando posso faço inúmeras florezinhas. Bjs.

Sandra Mara disse...

Sol, que lindos!!! a gente nem imagina quão grande são as alternativas para usar e abusar das diversas técnicas artesanais.

Postar um comentário

 
Web Statistics