16/08/2010

Artes, crafts, artesanato... Profissão x hobby

Faz um bom tempo que queria criar um tópico e em breve um link para colocar posts com experiências vividas por pessoas, que como eu tem jornada dupla, em certos tempos trabalho x hobby (artes em geral) e em outros trabalho x trabalho (hobby que vira fonte de renda). Já se passaram 26 anos desde que comecei a gerar renda com minhas artes e por diversos anos convivi com essa realidade, hora por hobby e hora por trabalho mesmo. Muitos me perguntam porque eu levo essa vida: além de trabalhar 08 horas diárias, ainda arrumo tempo para trabalhar em casa. Bem partindo la do princípio (1985) eu fazia por hobby, recém casada, marido fazendo faculdade, ficava sozinha em casa, então começava a inventar coisas para passar tempo. Já fazia diversas peças utilizando diversas técnicas artesanais quando solteira. O tempo foi passando veio a construção da minha casa, o que era hobby passou a ser obrigação, mas uma obrigação prazerosa, fazia porque gostava, tanto meu serviço público, como o hobby que naquele momento virou profissão. Naquela época não tinha internet, a venda era para pessoas do meu vínculo social mesmo. O que eu fazia? Não tinha uma linha de trabalho fixa, como se diz “o que caia na rede era peixe”. Ia do crochê ao tricô, costuras, chocolates, etc...etc.... mas as experiências e dicas de cada época eu vou colocando aos poucos em um link. Em 1991 veio o filho, dei uma parada e nesse momento fiz quase tudo com relação ao bebê, lembrancinhas, decoração, roupinhas, enfim me dediquei inteiramente a ele e essa dedicação continuou por mais um bom tempo, porque afinal de contas temos que fazer escolhas, naquele momento meu filho precisava muito da minha atenção. Está aí um ponto muito importante na questão da jornada dupla, deveria ser assim, parar quando precisar, mas eu sei que muitas pessoas acabam não parando, por diversos motivos (necessidades), e diversas coisas vão ficando para trás (a educação dos filhos, as brincadeiras com eles, uma atenção especial no jantar ou no almoço, um momento maior com o marido).
 Enfim, por diversas razões tem pessoas que não podem se dar ao luxo de escolher, optar e acaba também deixando sua saúde, seu corpo, seu “eu” de lado, vira uma maquininha humana de trabalhar. Existiu momentos na minha vida que tive que parar, refletir e agir rapidamente, pois já estava quase que sendo comparada com a máquina de lavar daqui de casa. Só voltei para o artesanato quando meu filho completou 6 anos, primeiro por hobby, depois para ajudar nas mensalidades da escola... e durante uns 10 anos foi assim, o hobby virou novamente profissão. Porque profissão? A partir de momento que a gente coloca produtos e serviços a venda, passamos a ter que cumprir prazos, verificar qualidade de material, cuidar que saia tudo de acordo como o cliente solicitou. Durante essa jornada meu sonho era ter meu ateliê, realizei esse sonho em 2007, abri uma micro empresa e hoje trabalho com artesanato em geral, tenho jornada dupla ainda, mas conto com alguns colaboradores e como já falei no início porque gosto e me da prazer, feliz porque tenho meu trabalho reconhecido, porque ficou bem mais fácil hoje em dia tanto na questão da facilidade e diversidade de materiais como também na questão da divulgação.
Porque deste post longo: pretendo colocar aqui experiências minhas e de outras pessoas normais ou anormais, bem sucedidas, exemplos, dicas sugestões, para aqueles que estão começando, como hobby ou até mesmo como única fonte de renda. Quem quiser ter sua história publicada aqui, ou dica de como ganhar dinheiro fazendo trabalhos artesanais por prazer, por necessidade, favor me enviar e-mail: ateliê@artypatch.com.br com seu depoimento e uma observação no final do e-mail: Eu ________ autorizo a publicação do depoimento acima no site: www.artypatch.com.br

2 Cometários:

Rosangela disse...

ola td bem
sou de sorocaba eu vi um comentario seu no ume99
bjs

Marilú disse...

Oi!
Pesquisando patchwork descobri seu blog e o mais legal de tudo é que vc é daqui de Sorocaba tbm.Qualquer dia desses vou conhecer sua loja.Eu sou crocheteira...mas no momento estou iniciando no patch e estou gostando muito.
Bjssss
Marilú

Postar um comentário

 
Web Statistics